Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral discutir a importância da Sociolinguística na sala de aula para o enfrentamento do preconceito linguístico, a partir da compreensão sobre como são tratados os fenômenos sociolinguísticos e as metodologias aplicadas ao ensino da língua portuguesa, além de refletir sobre o tema do preconceito linguístico dentro e fora de sala de aula, a partir das vivências no estágio supervisionado. Como base para a fundamentação teórica, nos pautamos nas reflexões de autores como Bagno (2007; 2013), Pimenta (2010), Faraco (2003), Gadotti, (1999) e Antunes (2006), os quais discorrem acerca de temas como variedades, preconceito linguístico, variação linguística, métodos de ensino, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2016). Para a realização desta pesquisa, utilizamos das vivências de estágio supervisionado nas escolas públicas no ensino fundamental e médio, fazendo relação com os autores mencionados sobre as práticas de ensino e preconceito linguístico. Por meio das observações, constatamos problemas nas salas de aulas, alguns professores apegados ao método tradicional de ensino, preconceito atuante no meio social e escolar, conteúdo do livro didático limitado, tentativa de representação de variações limitadas pelo material didático.
Descrição:
GOMES FILHO, P. G. Reflexões sobre a importância da sociolinguística na sala de aula a partir da vivência do estágio supervisionado. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.