UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre a importância da sociolinguística na sala de aula a partir da vivência do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes Filho, Paulo Guilherme
dc.date.accessioned 2021-05-12T03:32:04Z
dc.date.available 2021-05-12T03:32:04Z
dc.date.issued 2019-11-29
dc.identifier.other CDD 306.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23469
dc.description GOMES FILHO, P. G. Reflexões sobre a importância da sociolinguística na sala de aula a partir da vivência do estágio supervisionado. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral discutir a importância da Sociolinguística na sala de aula para o enfrentamento do preconceito linguístico, a partir da compreensão sobre como são tratados os fenômenos sociolinguísticos e as metodologias aplicadas ao ensino da língua portuguesa, além de refletir sobre o tema do preconceito linguístico dentro e fora de sala de aula, a partir das vivências no estágio supervisionado. Como base para a fundamentação teórica, nos pautamos nas reflexões de autores como Bagno (2007; 2013), Pimenta (2010), Faraco (2003), Gadotti, (1999) e Antunes (2006), os quais discorrem acerca de temas como variedades, preconceito linguístico, variação linguística, métodos de ensino, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2016). Para a realização desta pesquisa, utilizamos das vivências de estágio supervisionado nas escolas públicas no ensino fundamental e médio, fazendo relação com os autores mencionados sobre as práticas de ensino e preconceito linguístico. Por meio das observações, constatamos problemas nas salas de aulas, alguns professores apegados ao método tradicional de ensino, preconceito atuante no meio social e escolar, conteúdo do livro didático limitado, tentativa de representação de variações limitadas pelo material didático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Aldemir Delfino Lopes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.title Reflexões sobre a importância da sociolinguística na sala de aula a partir da vivência do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta