UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática: percepções de professores do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, Marla Monar Alves
dc.date.accessioned 2021-05-18T00:19:15Z
dc.date.available 2021-05-18T00:19:15Z
dc.date.issued 2021-05-10
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23477
dc.description FREITAS, M. M. A. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática: percepções de professores do ensino médio. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar as possíveis dificuldades que podem dificultar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos em matemática com um estudo bibliográfico sobre a Matemática no Ensino Médio, as dificuldades existentes no ensino e aprendizagem e o papel do professor de Matemática e suas metodologias. Através de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário de abordagem quali-quantitativo com professores de Matemática do Ensino Médio atuantes em rede de escolas públicas estaduais nas cidades de São Bento e Paulista no Estado da Paraíba. Com a analise dos resultados obtidos numa amostragem de 7 (sete) professores de Matemática chegou-se a algumas causas das dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática como a falta de interesse do aluno em aprender, dificuldades de concentração e compreensão, e falta de conhecimentos básicos desenvolvidos no Ensino Fundamental e as metodologias de ensino usadas pelo professor foram as principais causas dessas dificuldades. Faz uma reflexão sobre o incentivo do aluno para pensar, raciocinar, criar, relacionar ideias, descobrir, para terem liberdade de pensamento, em vez de simplesmente repetirem e seguirem o que o professor faz e sobre o uso de metodologias ativas em sala de aula para melhor desempenho do aluno em aprender Matemática, com essas metodologias os professores conseguem envolver o cotidiano no ensino da Matemática e a importância dos conceitos através dela. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem da matemática pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática: percepções de professores do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta