Resumo:
Este trabalho versa sobre formação inicial do professor de matemática no contexto
da educação especial e objetiva, de modo geral, analisar a formação inicial do
professor de Licenciatura em Matemática acerca do acesso às disciplinas de
educação especial oferecidas pelo curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Patos-PB. Esta investigação segue
com procedimentos bibliográficos, cujos objetivos são de natureza explicativa e
descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário
estruturado com nove perguntas e aplicado a 38 alunos do curso de Licenciatura em
Matemática da UEPB de Patos. Em linhas gerais, o estudo mostrou que os
licenciandos não têm muito conhecimento sobre Educação Especial e nem
tampouco sobre a prática docente com Pessoa com Deficiência. Nota-se que o
estudo desta temática é amplo e, ao mesmo tempo, esquecido, pois é através da
formação inicial que tenhamos bons docentes para o ensino de matemática fazendo
então a mudança dessa realidade e construindo um ambiente onde qualquer
pessoa, independentemente de sua especialidade, possa ter o mesmo tratamento e
o mesmo direito em aprender.
Descrição:
NASCIMENTO NETO, J. A. A formação inicial do professor em uma abordagem na educação especial: uma visão dos alunos do curso de licenciatura em matemática. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2021.