Resumo:
A partir dos anos de 1970, a Educação é reconhecida como a estrutura social capaz de
conceber uma nova relação entre a sociedade-natureza e conter o avanço da crise ambiental.
Desde então, a Educação Ambiental foi sendo incorporada nos currículos de ensino das
instituições brasileiras. Apesar das dificuldades, houve importantes avanços nas políticas
públicas e na contribuição acadêmica nesta área, principalmente com a manutenção da
simbologia do conceito de educação ambiental, resistindo às mudanças que vinham sendo
implementadas nos últimos anos em nível internacional. Em 2017, após um processo
conturbado, é aprovado a Base Nacional Comum Curricular – BNCC atendendo a uma antiga
demanda do sistema educacional que visava à criação de uma base comum que respeitasse as
peculiaridades regionais. Diante da importância do referido documento, esse artigo tem como
objetivo analisar a contribuição da BNCC para a temática ambiental. Para isso, realizou-se
uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) na terceira versão do documento. Verificou-se a
ausência da Educação Ambiental no texto, silenciando décadas de discussões e adoção de
uma nova perspectiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Descrição:
NASCIMENTO, José Rodrigues do. A temática ambiental na Base Nacional Comum Curricular. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.