UEPB - Repositório Digital

A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tavares, Rosenilda Pereira da Silva
dc.date.accessioned 2021-05-27T13:02:13Z
dc.date.available 2021-05-27T13:02:13Z
dc.date.issued 2019-02-19
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23514
dc.description TAVARES, R. P. da S. A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Na sociedade contemporânea, os recursos didáticos e metodológicos utilizados na escola estão sendo convidados a trilhar os novos caminhos da tecnologia. Atualmente, a tecnologia não está tão distante do dia-a-dia da escola, mas o seu uso, e o acesso associado à produção do conhecimento significativo representam as ausências na educação. Não se trata da ausência física, material, mas de conhecimento, de saber pedagógico. Com base no exposto, objetivou se evidenciar como os professores da Escola Estadual João Rogério Dias de Toledo, situada no município de Assunção/PB, integram e percebem o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs), no contexto escolar e na construção do conhecimento. Compuseram o recorte amostral da pesquisa, cinco professores do quadro docente da unidade escolar, com formação em diversas áreas do ensino fundamental II e médio e os dados foram coletados através da aplicação de um questionário com perguntas abertas. Os principais resultados apontaram que as novas tecnologias estão presentes na escola, mas os professores enfatizaram, que, apesar de terem acesso as NTICs e reconhecerem sua importância, ainda não conseguem integrá-las ao fazer pedagógico de forma significativa, por várias razões: Os meios tecnológicos digitais são considerados pelos professores apenas tecnologias; Os docentes se veem apenas como usuários/receptores; Na escola, a relação amistosa entre novas tecnologias e pedagogia encontra-se em processo de conhecimento e adaptação. A resistência ao novo, à falta de instrução em relação aos diversos usos – o como, o para e o porquê usar-, a visão de que estamos diante da solução para todos os problemas educacionais, a inacessibilidade, são alguns entraves que se colocam entre a escola e as tecnologias. Diante das teorias estudadas e da nossa experiência, tornou-se mais evidente que o uso da tecnologia no contexto escolar requer formação, envolvimento e compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem diante da sociedade do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Érica Caldas Silva de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta