Resumo:
Na sociedade contemporânea, os recursos didáticos e metodológicos utilizados na escola estão
sendo convidados a trilhar os novos caminhos da tecnologia. Atualmente, a tecnologia não
está tão distante do dia-a-dia da escola, mas o seu uso, e o acesso associado à produção do
conhecimento significativo representam as ausências na educação. Não se trata da ausência
física, material, mas de conhecimento, de saber pedagógico. Com base no exposto, objetivou se evidenciar como os professores da Escola Estadual João Rogério Dias de Toledo, situada
no município de Assunção/PB, integram e percebem o uso das Novas Tecnologias da
Informação e Comunicação (NTICs), no contexto escolar e na construção do conhecimento.
Compuseram o recorte amostral da pesquisa, cinco professores do quadro docente da unidade
escolar, com formação em diversas áreas do ensino fundamental II e médio e os dados foram
coletados através da aplicação de um questionário com perguntas abertas. Os principais
resultados apontaram que as novas tecnologias estão presentes na escola, mas os professores
enfatizaram, que, apesar de terem acesso as NTICs e reconhecerem sua importância, ainda
não conseguem integrá-las ao fazer pedagógico de forma significativa, por várias razões: Os
meios tecnológicos digitais são considerados pelos professores apenas tecnologias; Os
docentes se veem apenas como usuários/receptores; Na escola, a relação amistosa entre novas
tecnologias e pedagogia encontra-se em processo de conhecimento e adaptação. A resistência
ao novo, à falta de instrução em relação aos diversos usos – o como, o para e o porquê usar-, a
visão de que estamos diante da solução para todos os problemas educacionais, a
inacessibilidade, são alguns entraves que se colocam entre a escola e as tecnologias. Diante
das teorias estudadas e da nossa experiência, tornou-se mais evidente que o uso da tecnologia
no contexto escolar requer formação, envolvimento e compromisso de todos os protagonistas
do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos),
no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem diante da sociedade do
conhecimento.
Descrição:
TAVARES, R. P. da S. A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.