UEPB - Repositório Digital

Educação matemática inclusiva: analisando artigos sobre materiais manipuláveis para alunos com deficiência visual

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Simões, Priscila Araújo
dc.date.accessioned 2021-05-28T10:23:55Z
dc.date.available 2021-05-28T10:23:55Z
dc.date.issued 2021-02-24
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23517
dc.description SIMÕES, P. A. Educação matemática inclusiva: analisando artigos sobre materiais manipuláveis para alunos com deficiência visual. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Sabemos que a inclusão escolar de alunos que apresentam qualquer tipo de deficiência deve ser assegurada por lei, mas nem todas as escolas conseguem alcançar e suprir as necessidades educacionais especiais dos alunos. Assim, o presente estudo tem como objetivo principal discutir artigos que abordem sobre materiais manipuláveis para alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática em revistas de Educação Matemática e Educação Inclusiva entre os anos 2016 à 2020. Optamos por uma pesquisa qualitativa e como instrumentos metodológico, utilizamos a revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que os nove artigos selecionados referente a educação matemática inclusiva de alunos com deficiência visual poderão auxiliar/mediar os professores de matemática a trabalharem conteúdos matemáticos através do uso de materiais manipuláveis. Concluímos que os professores por meio dos materiais manipuláveis poderão mediar as suas aulas de matemática com alunos com deficiência visual e alunos videntes, visto que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos se dará pela riqueza visual desses materiais ou pelas instruções através da intervenção pedagógica dos professores de matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Materiais manipuláveis pt_BR
dc.title Educação matemática inclusiva: analisando artigos sobre materiais manipuláveis para alunos com deficiência visual pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta