Resumo:
Este trabalho é resultado de uma intervenção didática em que abordamos aspectos históricos relacionados ao
processo de visão, especificamente as controvérsias existentes sobre este assunto, tendo como objetivo principal
verificar a importância do uso da história no ensino de física e sua relação com a aprendizagem. A pesquisa foi
realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio e as atividades foram desenvolvidas em dois encontros
através de debates, estudo de texto. Para fins avaliativos usamos um questionário que foi aplicado antes e após os
encontros com a finalidade de compararmos as ideias prévias dos alunos com os conhecimentos adquiridos após
as aulas, além de cartazes reproduzidos pelos alunos. Observamos que o uso da abordagem histórica aliada aos
recursos antes mencionados foram eficazes no que se refere ao favorecimento de novos conhecimentos aos
alunos dessa turma de ensino médio, além de instigá-los à participação nas discussões e explanações dos
conhecimentos científicos adquiridos.
Descrição:
NASCIMENTO, W. J. R. do. Processo de visão numa perspectiva problematizadora: Um estudo de caso a partir da história. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.