Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis na cidade de Campina Grande -PB sobre o ato da honestidade acadêmica durante o curso de Ciências Contábeis. Os procedimentos metodológicos da pesquisa caracterizam-se como descritiva, com abordagem quantitativa, sendo os dados coleta de dados o instrumento de pesquisa Survey (questionário) adaptada da pesquisa de Dutra e Chacarolli (2013). A amostra foi composta por 78 (setenta e oito) discentes, sendo 10,26% de instituições privadas e 89,74% de instituição pública. Os resultados encontrados, verifica-se que os discentes de instituição pública são mais cautelosos ao identificar um ato de desonestidade acadêmica, no cenário 1 com média de 1,5429 e no cenário 2 com média 1,0857. Avaliou-se uma penalidade para os dois cenários onde a instituição privada foi mais rigorosa tendo-se no cenário 1 média 2,1250 e no cenário 2, média 2,5000, enquanto o cenário 3 a instituição pública avalia o ato da mesma forma que os outros dois anteriores com média 3,0429, em seguida no cenário 4 a instituição privada se fez presente com média 1,1250. Conclui-se que os discentes de instituições privadas são mais severos com suas penalidades em questão da honestidade acadêmica, além disso, evidencia que os respondentes têm uma percepção adequada do que seja honestidade acadêmica, mas ainda assim existe respondentes que tem posicionamento desonestos, mesmo em cenários que são considerados claramente desonestos.
Descrição:
SILVA, Bianca. ÉÉtica acadêmica: um estudo sobre a percepção de honestidade acadêmica dos discentes do curso de contabilidade. 2021.34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.