Resumo:
O ensino de Ciências por meio de atividades práticas se justifica por trazer o
aluno para o questionamento. Assim, a didática parte da prática social do
aluno, a aprendizagem significativa do aluno a partir de atividades práticas em
sala de aula procura reproduzir ou atentar para fenômenos que acontecem em
sua volta e partir do estudo da atividade prática permitindo ao aluno construir
seu conhecimento. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica
relacionado à importância e sobretudo os efeitos positivos causados pela
atividade prática no ensino de ciências no processo de aprendizagem dos
alunos, bem como do papel de mediador que deve ser exercido pelo professor,
para facilitar a aprendizagem. O conhecimento na maioria das vezes é
repassado de forma tradicional, em que os alunos ouvem como ocorrem os
fenômenos, causando desinteresse e desânimo durante as aulas. Com a
utilização das atividades práticas, o professor consegue explicar os fenômenos
e também comprová-los, despertando assim a curiosidade, a criticidade e a
capacidade de análise e reflexão.
Descrição:
SILVA, K. M. N da. O uso de atividades práticas na validação do processo de aprendizagem. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.