dc.description.abstract |
O presente estudo tem, como objetivo, demonstrar quais são as ferramentas de marketing utilizadas pelos escritórios de contabilidade como diferencial competitivo em Campina Grande – PB. As técnicas metodológicas utilizadas foram de natureza descritiva, realizadas com a aplicação de um questionário, através de um levantamento de dados que possuía 13 (Treze) questões e que obteve, como amostra, um resultado de 69 (sessenta e nove) escritórios que responderam o questionário no período de abril de 2021, de forma online. Diante do resultado obtido, pode-se observar que os gestores dos escritórios contábeis possuem um conhecimento razoável sobre marketing, e 49% dos entrevistados afirmam aplicar o marketing em seus escritórios. Apesar de não terem um conhecimento aprofundado sobre o tema, 94% das organizações contábeis costumam utilizar-se de ferramentas de marketing, como a padronização visual, site, redes sociais. A pesquisa também mostrou que 80% dos entrevistados costumam investir em marketing, porém, ainda em valores muito baixos. Para a maioria dos entrevistados, a aplicação do marketing nos escritórios não fere os princípios do Código de Ética da Profissão. Dessa forma, pode-se concluir que os resultados obtidos neste trabalho podem servir de base para que os escritórios de contabilidade possam planejar a melhor forma do uso do marketing, já que a pesquisa evidenciou a importância que o marketing possui. |
pt_BR |