Resumo:
A crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros fatores que acarretaram um impacto sobre a realidade das escolas a nível mundial. Desse modo, as instituições têm buscado estratégias curriculares para que a educação não deixe de cumprir sua função social e formadora nesse tempo conflituoso, haja vista que os espaços físicos das escolas foram desativados, a fim de cumprir as regras de sanitização recomendadas pelos órgãos competentes da saúde. Com isso, propostas surgiram na tentativa de dar seguimento ao processo educativo e contornar as adversidades impostas pelo ensino remoto. Essa realidade demonstra um caminho pelo qual a educação tem trilhado, ou seja, a sala de aula assumiu um caráter emergencial, que conduziu a escola como um todo a vivenciar um “novo normal”. É nesse sentido, que surgiu a motivação de compreender de que forma essa realidade pode ser moldada, à medida que todos os envolvidos na educação vão se adaptando aos desafios, às necessidades e às novidades apresentadas pelo novo modelo de ensino, como também na tentativa do alcance do alunado, que está distanciado das salas de aula desde o início da pandemia. Assim, considerando essa problemática educacional, nossa pesquisa se propôs a promover um acompanhamento dos desafios do ensino remoto por meio de um projeto voltado para as práticas de leitura e escrita. Para tanto, a presente monografia aponta como objetivo geral a elaboração de um projeto de letramento que vise ressignificar o ensino da escrita no 6º ano do ensino fundamental no contexto de ensino remoto. Nesses moldes, a pesquisa se justifica pelo fato de observarmos um acontecimento histórico em tempo real, que traz grandes impactos para o conjunto social, isto é, escola, docentes e discentes. Nessa direção, adotamos um percurso metodológico de caráter descritivo/interpretativo, por estabelecer a natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, que buscou apresentar os resultados de um projeto de intervenção intitulado como “Ser paciente salva vidas: a importância da empatia em tempos de pandemia”. Nosso estudo, foi conduzido pelas teorias concernentes às concepções sobre o processo de ensino/aprendizagem de língua e dos gêneros textuais/discursivos, desenvolvidas à luz dos postulados de Antunes (2003, 2009), Marcuschi (2003, 2008), Ferrarezi Jr. (2014), Oliveira (2010), Koch & Elias (2017), Freire (2021), entre outros. Ainda assim, nos ancoramos na abordagem teórico-prática do letramento, discutida por Kleiman (2000, 2005, 2007, 2013), Soares (2010), Oliveira & Souza Silva (2018) e nos estudos sobre os projetos de letramento, elencados por Tinoco (2013), Coppi (2016), Souza Silva & Silva (2019). Além das orientações previstas nos documentos oficiais: PCN (1998), PCN dos Temas Transversais da Saúde (1998) e BNCC (2018). Assim sendo, os resultados da pesquisa evidenciaram que é possível haver uma ressignificação no ensino, a partir de uma intervenção significativa, que considere o trabalho com a leitura e a escrita na perspectiva social do letramento.
Descrição:
OLIVEIRA, G. F. de. Novo normal, até quando? Um projeto de letramento para os desafios do ensino remoto do 6º ano do ensino fundamental em tempos de Pandemia. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.