Resumo:
Este trabalho apresenta uma intervenção realizada em uma escola particular localizada na cidade de Nova Cruz/RN cujo os resultados se dão através de uma pesquisa-ação com o objetivo de propor o aprimoramento da prática docente com a intervenção da sala de aula invertida nas aulas de língua inglesa, atuando no segmento do ensino fundamental II. Para a realização desse trabalho, que é de natureza qualitativa e quantitativa, foram realizados estudos nas seguintes obras BACICH (2018), BERMAGNN (2021), MARTINEZ (2009), CORTELAZZO (2018), VEIGA (2018) e OLIVEIRA (2014). Além das leituras abordadas, foram realizadas leituras nos documentos que regem a educação do nosso país, os Paramentos Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular. A metodologia se deu em quatro etapas envolvendo o professor e o aluno no desenvolvimento dos papéis em sala de aula e os resultados apontam que ainda existe, portanto, uma enorme necessidade de inovar as metodologias, ativar a busca pelo conhecimento nos alunos, a fim de comungar com uma aprendizagem significativa nas aulas de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental.
Descrição:
Cassiano, Amanda Kaliny de Oliveira Alves. A sala de aula invertida como metodologia ativa no ensino fundamental nas aulas de língua inglesa: uma proposta de intervenção. 2021. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.