Resumo:
O trabalho teve como objetivo identificar os obstáculos encontrados no processo de implementação do Compliance trabalhista nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs) no município de Campina Grande – PB. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, através de uma entrevista semiestruturada, realizada com os responsáveis das MPEs do setor de serviços e comércio desta cidade. A amostra teve como foco empresas do setor de comércio e de serviços,
composta de 6 empresas por causa da limitação ocasionada pela pandemia da Covid-19. A pesquisa tem como resultado a confirmação de que existem obstáculos, o destacado foi o custo financeiro (84%), para a implementação do Compliance trabalhista nas MPE’s. A maioria (80%) dos entrevistados tinham conhecimento sobre o assunto, os quais possuíam escolaridade de nível superior e pós-graduação. Como também, observou-se que 66,67% dos gestores responderam que implementariam em sua empresa, no entanto devido o custo financeiro não fazem.
Descrição:
SILVA, Giselle Maria de Oliveira Silva. Compliance trabalhista: obstáculos da implentação nas pequenas e médias empresas no munícipio de Campina Grande - PB. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.