Resumo:
As TDIC estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, essa inovação mudou
nossos hábitos e práticas sociais, promoveu grandes desafios no modo de ensinar e
aprender. Uma das possibilidades para melhorar a qualidade do processo de ensino
e aprendizagem é investir nas tecnologias de informação e comunicação através de
abordagens tecnológicas educacionais. Esta monografia teve por objetivo a
construção de uma Lousa Digital Interativa com materiais acessíveis de baixo custo
e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática. A presente pesquisa
foi efetivada a partir de revisões bibliográficas de artigos, monografias, dissertações,
plataformas digitais, sites e livros relacionados à construção de uma lousa digital
interativa e de sua utilidade e aplicabilidade nas aulas de matemática. Com a
finalidade de incentivar a utilização de tecnologias de comunicação e informação nas
aulas de matemática com ênfase no uso da Lousa Digital Interativa. Buscando
fornecer subsídios educacionais aos futuros educadores, contribuindo assim, com a
transformação da educação por meio da inovação e do aprimoramento de suas
futuras práticas pedagógicas. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida com o propósito
de incitar e socializar atitudes investigativas sobre diversos estudos desenvolvidos
com a finalidade de fornecer o processo contínuo de construção de conhecimento,
através do uso das Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) práticas
pedagógicas dos futuros educadores como também ao dia a dia dos educandos
como uma alternativa de ensino. Este estudo poderá servir de base para futuras
pesquisas que buscam ferramentas para o aprimoramento do processo de ensino
aprendizagem, não apenas pelos profissionais de educação, mas também por
pesquisadores que visam criar um espaço social que possibilite a inclusão digital
tecnológica nas escolas e na sociedade.
Descrição:
NÓBREGA, A. M. L. Abordagens tecnológicas educacionais: construção de uma lousa digital interativa de baixo custo e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.