dc.contributor.author |
Nóbrega, Antônio Marcos Leite |
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dc.date.accessioned |
2021-06-09T15:37:09Z |
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dc.date.available |
2021-06-09T15:37:09Z |
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dc.date.issued |
2021-05-31 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.334 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23678 |
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dc.description |
NÓBREGA, A. M. L. Abordagens tecnológicas educacionais: construção de uma lousa digital interativa de baixo custo e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As TDIC estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, essa inovação mudou
nossos hábitos e práticas sociais, promoveu grandes desafios no modo de ensinar e
aprender. Uma das possibilidades para melhorar a qualidade do processo de ensino
e aprendizagem é investir nas tecnologias de informação e comunicação através de
abordagens tecnológicas educacionais. Esta monografia teve por objetivo a
construção de uma Lousa Digital Interativa com materiais acessíveis de baixo custo
e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática. A presente pesquisa
foi efetivada a partir de revisões bibliográficas de artigos, monografias, dissertações,
plataformas digitais, sites e livros relacionados à construção de uma lousa digital
interativa e de sua utilidade e aplicabilidade nas aulas de matemática. Com a
finalidade de incentivar a utilização de tecnologias de comunicação e informação nas
aulas de matemática com ênfase no uso da Lousa Digital Interativa. Buscando
fornecer subsídios educacionais aos futuros educadores, contribuindo assim, com a
transformação da educação por meio da inovação e do aprimoramento de suas
futuras práticas pedagógicas. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida com o propósito
de incitar e socializar atitudes investigativas sobre diversos estudos desenvolvidos
com a finalidade de fornecer o processo contínuo de construção de conhecimento,
através do uso das Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) práticas
pedagógicas dos futuros educadores como também ao dia a dia dos educandos
como uma alternativa de ensino. Este estudo poderá servir de base para futuras
pesquisas que buscam ferramentas para o aprimoramento do processo de ensino
aprendizagem, não apenas pelos profissionais de educação, mas também por
pesquisadores que visam criar um espaço social que possibilite a inclusão digital
tecnológica nas escolas e na sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Francisco Anderson Mariano da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Lousa Digital Interativa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens tecnológicas educacionais: construção de uma lousa digital interativa de baixo custo e sua utilização para uso pedagógico nas aulas de matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |