Resumo:
Nesta monografia objetivamos investigar as representações do agir docente representado nos textos/ discursos produzidos por uma professora em formação e serviço. A pesquisa fundamenta-se principalmente na corrente teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2006, 2005, 2007) centrando-se em questões epistemológicas concernentes a interação humana por meio da linguagem. Apoia-se em (Saujat, 2001) e (Dejours, 2004) no tocante às Ciências do Trabalho e (Zabalza, 2004) sobre a importância da escrita de diários reflexivos. Os dados da pesquisa foram retirados de um diário reflexivo produzido por uma professora em formação e serviço, analisados com base o modelo de textos do ISD. Os resultados alcançados expuseram contribuições importantes relacionadas à construção do agir docente, contribuindo no desenvolvimento de uma compreensão mais ampla sobre a formação de professores no Brasil.
Descrição:
BELINDO, R. da S. O agir docente: as representações do trabalho de uma professora em formação e serviço. 2021.33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.