dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo discutir acerca da formação docente e os percalços
evidenciados na docência de Filosofia. Foi um estudo de cunho bibliográfico, traçado como
método a evidenciação e compreensão dos desafios enfrentados pela disciplina de Filosofia,
assim como os percalços enfrentados pela categoria docente da área. Sabe-se que a formação
do docente é criteriosa em qualquer área, todavia, quando vista do ponto de vista da Filosofia,
esses critérios ganham maior representatividade, isto porque os caminhos e os objetivos da
Filosofia são diferentes dos que comumente se vê nas demais disciplinas, como o aprendizado
de conhecimentos fechados e de forma permanente, trabalhado apenas no percurso da história,
sem provocar nenhum estado novo de percepção intelectual. A divisão deste trabalho é baseada
na forma como o docente é disposto em processo de formação, como seus conhecimentos são
transmitidos, assim como o resultado que se almeja e por fim, uma breve exposição da
desvalorização de sua categoria. Deste modo, a relevância da discussão aqui traçada torna-se
primordial atualmente, já que o sistema da educação apresenta lacunas em diversos setores de
aprendizagem, principalmente na Filosofia como pioneira em apontar o problema e permitir a
participação na solução deste. |
pt_BR |