Resumo:
O lúdico enquanto conceito pode ser utilizado para compreender o processo de construção teórico-metodológica aplicada à prática do ensino. Ao cabo disso, o objetivo geral de nossa pesquisa é refletir, cautelosamente, sobre uma experiência empírica do lúdico no 3º ano do fundamental I na qual realizei na Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada no munícipio da cidade de Belém-PB, aplicando este método e observando o seu desencadeamento no procedimento de ensino-aprendizagem dos alunos (as). A metodologia utilizada para refletir sobre esta experiência é de cunho qualitativo por meio do qual analisamos o desempenho do lúdico sobre o público-alvo supracitado. Para tanto, alguns autores foram de relativa importância para dialogarmos com esse método: Kishimoto (2005, 2011), Macedo (1995), Vigotsky (2001) entre outros. O estudo trouxe como resultado a melhoria no desenvolvimento de habilidades e na aprendizagem de conteúdos da língua portuguesa, assim como outras habilidades e comportamentos foram despertados nos alunos participantes nesse encontro.
Descrição:
CARLOS, S. dos S. O lúdico na aprendizagem de conceitos da língua portuguesa do 3°ano do fundamental I. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.