Resumo:
A inclusão social sempre foi um tema de muita importância e que deve ter um enfoque primordial nos dias atuais, pois pessoas com deficiência ainda sofrem discriminação e exclusão. Este trabalho tem como objetivo investigar, como funciona o Atendimento Educacional Especializado AEE, no ensino público do município de Dona Inês-PB, a fim de conhecer um pouco mais sobre a realidade do nosso município. Para o embasamento deste estudo foi realizado uma pesquisa documental, interpretativista, bem como entrevistas com profissionais desse atendimento especializado, configurando uma abordagem qualitativa. A busca pela inclusão vem ganhando a cada dia mais espaço nos meios sociais, a exemplo da escola pública, no município de Dona Inês-PB, que busca em sua política educacional enfatizar o apoio e colaboração para que de fato haja a inclusão nesta escola. É preciso que haja uma distinção entre pessoas com dificuldades e pessoas com deficiência, para isso existem testes e diagnósticos específicos para detectar cada tipo de deficiência, seja ela auditiva, de fala, autismo, mental, entre outras que estão presentes em nosso convívio. Nesse sentido, o Atendimento Educacional Especializado AEE do Município de Dona Inês-PB, tem o propósito de investigar as causas e tratamento específicos para cada deficiência apresentada, facilitando e colaborando para que as competências e habilidades das pessoas com deficiências sejam despertadas, colaborando com a melhoria da qualidade de vida, através dos seguintes profissionais: psicólogo, psicopedagogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta e professora de libras.
Descrição:
ARAÚJO, A. F. de. A inclusão de pessoas com deficiência no ensino público no município de Dona Inês-PB. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.