Resumo:
O Século XX trouxe consigo transformações sociais, econômicas e políticas que afetaram profundamente a relação entre a sociedade e o Estado. Nesse contexto, as organizações do Terceiro Setor se apresentam como um modelo de instituição que busca o bem público, mas sem qualquer finalidade financeira. Estas entidades, embora sendo essencialmente voluntárias, necessitam de um bom gerenciamento para o alcance dos objetivos. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar o desenvolvimento de competências gerenciais em organizações do Terceiro Setor, a partir da percepção dos seus gestores. A pesquisa é classificada como qualitativa, de caráter exploratório e de campo, tendo como sujeitos de pesquisa 3 (três) gestores atuantes em organizações sem fins lucrativos no Município de Santa Luzia-PB. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e para o seu tratamento e análise recorreu-se à análise interpretativa. Os resultados mostraram que os gestores desenvolvem suas competências em sua atuação diária, não existindo preparação prévia. Também foi possível identificar que conhecimentos relacionados à organização, gestão de pessoas e financeira são tidas como essenciais ao gestor. Ademais, é necessário desenvolver habilidades que envolvam trabalhar em equipe, mobilizar e engajar pessoas, tomar decisões em situações adversas; e ter atitudes como comprometimento, valorização do ser humano, paciência e respeito, de forma a alcançar os objetivos da organização.
Descrição:
ROCHA, R. S. A. Desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de organizações do terceiro setor. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.