UEPB - Repositório Digital

Desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de organizações do terceiro setor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Renatha Stefanni de Araújo
dc.date.accessioned 2021-06-14T14:32:04Z
dc.date.available 2021-06-14T14:32:04Z
dc.date.issued 2021-05-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23793
dc.description ROCHA, R. S. A. Desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de organizações do terceiro setor. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O Século XX trouxe consigo transformações sociais, econômicas e políticas que afetaram profundamente a relação entre a sociedade e o Estado. Nesse contexto, as organizações do Terceiro Setor se apresentam como um modelo de instituição que busca o bem público, mas sem qualquer finalidade financeira. Estas entidades, embora sendo essencialmente voluntárias, necessitam de um bom gerenciamento para o alcance dos objetivos. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar o desenvolvimento de competências gerenciais em organizações do Terceiro Setor, a partir da percepção dos seus gestores. A pesquisa é classificada como qualitativa, de caráter exploratório e de campo, tendo como sujeitos de pesquisa 3 (três) gestores atuantes em organizações sem fins lucrativos no Município de Santa Luzia-PB. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e para o seu tratamento e análise recorreu-se à análise interpretativa. Os resultados mostraram que os gestores desenvolvem suas competências em sua atuação diária, não existindo preparação prévia. Também foi possível identificar que conhecimentos relacionados à organização, gestão de pessoas e financeira são tidas como essenciais ao gestor. Ademais, é necessário desenvolver habilidades que envolvam trabalhar em equipe, mobilizar e engajar pessoas, tomar decisões em situações adversas; e ter atitudes como comprometimento, valorização do ser humano, paciência e respeito, de forma a alcançar os objetivos da organização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Cinthia Moura Frade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Terceiro setor pt_BR
dc.subject Competências gerenciais pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de competências pt_BR
dc.title Desenvolvimento de competências gerenciais em gestores de organizações do terceiro setor pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta