UEPB - Repositório Digital

A feminização da docência e a inserção de professores homens na educação de crianças: uma análise de gênero

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pessoa, Thailma da Silva
dc.date.accessioned 2021-06-14T14:42:28Z
dc.date.available 2021-06-14T14:42:28Z
dc.date.issued 2021-05-24
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23794
dc.description PESSOA, T. da S. A feminização da docência e a inserção de professores homens na educação de crianças: uma análise de gênero. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem o objetivo de refletir sobre feminização da docência e a inserção de professores homens na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se ainda problematizar os principais fatores que contribuem para a feminização do magistério, bem como os atravessamentos sociais, culturais e de gênero que perpassam à docência. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa que se efetivou por meio de estudo bibliográfico, e, para tanto, buscou-se embasamento teórico em: Louro (1997, 2000), Vianna (2013), Scherer (2020), Ferreira (2008), Sayão (2005), entre outros (as) autores (as). Apesar de o exercício da docência ainda ser majoritariamente feminino nessas duas etapas da Educação, a presença de homens é nesse segmento também, ainda que de forma simbólica. Por outro lado, o fato de eles estarem como docentes nesses espaços acaba gerando estranhamento e, em muitos casos, a reprovação por parte da comunidade escolar, da família das crianças e, ainda, dos próprios colaboradores das instituições de ensino. O professor na educação de crianças pequenas dispõe de uma grande importância e contribuição no desenvolvimento integral da criança, bem como, é uma forma de desconstrução de preconceitos e estereótipos da docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josilene Rodrigues da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Crianças pt_BR
dc.subject Feminização pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.title A feminização da docência e a inserção de professores homens na educação de crianças: uma análise de gênero pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta