Resumo:
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre feminização da docência e a inserção de professores homens na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se ainda problematizar os principais fatores que contribuem para a feminização do magistério, bem como os atravessamentos sociais, culturais e de gênero que perpassam à docência. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa que se efetivou por meio de estudo bibliográfico, e, para tanto, buscou-se embasamento teórico em: Louro (1997, 2000), Vianna (2013), Scherer (2020), Ferreira (2008), Sayão (2005), entre outros (as) autores (as). Apesar de o exercício da docência ainda ser majoritariamente feminino nessas duas etapas da Educação, a presença de homens é nesse segmento também, ainda que de forma simbólica. Por outro lado, o fato de eles estarem como docentes nesses espaços acaba gerando estranhamento e, em muitos casos, a reprovação por parte da comunidade escolar, da família das crianças e, ainda, dos próprios colaboradores das instituições de ensino. O professor na educação de crianças pequenas dispõe de uma grande importância e contribuição no desenvolvimento integral da criança, bem como, é uma forma de desconstrução de preconceitos e estereótipos da docência.
Descrição:
PESSOA, T. da S. A feminização da docência e a inserção de professores homens na educação de crianças: uma análise de gênero. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.