dc.contributor.author |
Leandro, Isabelle Maria Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-14T21:09:28Z |
|
dc.date.available |
2021-06-14T21:09:28Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-28 |
|
dc.identifier.other |
CCD 305.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23803 |
|
dc.description |
LEANDRO, I. M. G. "Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tendo em vista a crescente violência e desigualdade de gênero no âmbito social, o presente artigo aborda a necessidade de introduzir a educação em gênero nas escolas, a fim de aplacar os preocupantes índices de violência e desigualdade de gênero nas relações sociais. Para tanto, é necessário analisar a crescente corrente ideológica que forjou o conceito de “ideologia de gênero” com a finalidade de impedir a introdução das discussões sobre gênero no espaço es colar , analisando os projetos de leis que versam sobre o tema e sua total desconexão com o que versa a Constituição Federal Brasileira, demonstrando a inconstitucionalidade das leis que têm em seu interior a ideia de barrar a necessidade de adotar nas escolas a educação em gênero sob o pretexto de lutar contra um a suposta “ideologia de gênero” e promover uma “escola sem partido” partido, acrítica, sem espaço para contestação. Realiza se então uma pesquisa bibliográfica e documental, feita por meio de uma abordagem orientada pelo método dialético, tendo sido seus procedimentos efetuados pelo método hermenêutico. Diante disso, verifica se que os projetos de lei que tentam proibir a educação em gênero e sexualidade nas escolas estão em desacordo com o que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil, verificando que são inconstitucionais, denota se a necessidade de incluir a educação em gênero e sexualidade nas escolas, o que impõe a constatação de que a inclusão dessa pauta no ambiente educacional serve de instrumento de desconstrução do machismo e da violência nele baseada, sendo possível diante de tal ação vislumbrar uma convivência em sociedade mais pacífica e almejar a redução dos índices alarmantes de violência. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Michelle Barbosa Agnoleti |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos humanos |
pt_BR |
dc.title |
"Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |