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"Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica

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dc.contributor.author Leandro, Isabelle Maria Gonçalves
dc.date.accessioned 2021-06-14T21:09:28Z
dc.date.available 2021-06-14T21:09:28Z
dc.date.issued 2021-05-28
dc.identifier.other CCD 305.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23803
dc.description LEANDRO, I. M. G. "Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a crescente violência e desigualdade de gênero no âmbito social, o presente artigo aborda a necessidade de introduzir a educação em gênero nas escolas, a fim de aplacar os preocupantes índices de violência e desigualdade de gênero nas relações sociais. Para tanto, é necessário analisar a crescente corrente ideológica que forjou o conceito de “ideologia de gênero” com a finalidade de impedir a introdução das discussões sobre gênero no espaço es colar , analisando os projetos de leis que versam sobre o tema e sua total desconexão com o que versa a Constituição Federal Brasileira, demonstrando a inconstitucionalidade das leis que têm em seu interior a ideia de barrar a necessidade de adotar nas escolas a educação em gênero sob o pretexto de lutar contra um a suposta “ideologia de gênero” e promover uma “escola sem partido” partido, acrítica, sem espaço para contestação. Realiza se então uma pesquisa bibliográfica e documental, feita por meio de uma abordagem orientada pelo método dialético, tendo sido seus procedimentos efetuados pelo método hermenêutico. Diante disso, verifica se que os projetos de lei que tentam proibir a educação em gênero e sexualidade nas escolas estão em desacordo com o que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil, verificando que são inconstitucionais, denota se a necessidade de incluir a educação em gênero e sexualidade nas escolas, o que impõe a constatação de que a inclusão dessa pauta no ambiente educacional serve de instrumento de desconstrução do machismo e da violência nele baseada, sendo possível diante de tal ação vislumbrar uma convivência em sociedade mais pacífica e almejar a redução dos índices alarmantes de violência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michelle Barbosa Agnoleti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Ideologia de gênero pt_BR
dc.subject Direitos humanos pt_BR
dc.title "Ideologia de Gênero", liberdade de cátedra e direito a uma educação pacífica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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