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A agressividade na infância: práticas das professoras da educação infantil diante do comportamento agressivo da criança

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dc.contributor.author Palitot, Marta Araújo
dc.date.accessioned 2021-06-15T02:49:57Z
dc.date.available 2021-06-15T02:49:57Z
dc.date.issued 2021-05-28
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23809
dc.description PALITOT, M. A. A agressividade na infância: práticas das professoras da educação infantil diante do comportamento agressivo da criança. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Ao abordar o tema a agressividade na infância e as práticas dos/as professores/as de educação infantil diante do comportamento agressivo das crianças. É preciso considerar que a agressividade é um fenômeno natural do ser humano a partir da teoria winnicottiana. Atualmente educadores/as enfrentam com muita dificuldade o desafio de lidar com o comportamento agressivo infantil, tendo em vista a carência de uma formação condizente. Diante do exposto elaboramos como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como a falta de formação docente pode impactar nas relações interpessoais em sala de aula na Educação Infantil? Para tanto, este trabalho objetivou: analisar as práticas docentes diante do comportamento agressivo das crianças. Especificamente objetivamos perceber as causas da agressividade infantil e discutir a formação continuada e sua importância. A pesquisa foi realizada na Creche criança feliz na turma do jardim II, na oportunidade foram realizadas intervenções pedagógicas, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem do educando. Para nortear teoricamente a pesquisa utilizamos como base alguns autores/as que tratam sobre esta temática. Winnicott (1982), Lataro (2013), Godoy (1995), Aragão (2017), Luz (2008), dentre outros/as. Nossa pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação com estratégia de pesquisa qualitativa. Consideramos que é de suma importância que o profissional de educação, receba uma formação especifica, para que possa compreender as características da agressividade infantil, promovendo condições que contribua para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Arilane Florentino Félix de Azevêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Agressividade infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title A agressividade na infância: práticas das professoras da educação infantil diante do comportamento agressivo da criança pt_BR
dc.type Other pt_BR


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