Resumo:
O presente trabalho retrata a experiência de Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado na modalidade de ensino EJA, trazendo um debate sobre essa modalidade, mostrando sua importância perante o público que o compõem. Para tanto, nos utilizamos da metodologia participante visando melhores resultados durante o período de observação e regência deste componente curricular. O referido estágio foi realizado na E.M.E.F. Presidente José Sarney no município de Cacimba de Dentro - PB, observamos o quanto esta modalidade de ensino está em processo de defasagem, que as metodologias utilizadas pelos professores nem sempre alcançam os resultados tão almejados. É notório ainda que os alunos universitários se encontram um pouco dispersos quando se trata da modalidade EJA, sendo importante uma valorização e discussão sobre esta modalidade de ensino durante o estágio supervisionado, uma vez que esta é o campo de atuação de muitos estagiários, principalmente, dos que cursam o horário noturno de aulas. Diante disso o estágio de observação e regência foi fundamental para a compreensão da necessidade da preparação para a sala de aula, é necessário refletir sobre o meio que se está inserido, pois com isso o estagiário terá a consciência de qual profissional deve se tornar, qual será o caminho que será usado para trazer para seus princípios a importância da ação transformadora que o ensino tem a capacidade de trazer.
Descrição:
COSTA, M. da V. S. da. A construção do saber/fazer docente através do estágio supervisionado em Geografia: um estudo no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.