Resumo:
Nossa sociedade é marcada, desde outrora, pela busca e utilização incessante dos meios tecnológicos em suas práticas de trabalho, interação e comunicação. E no contexto de sala de aula esta utilização também se estabelece de forma bastante latente, mas ao mesmo tempo pode apresentar fatores negativos quanto ao rendimento escolar. Com a pesquisa objetivamos investigar as produções bibliográficas voltadas aos contextos das tecnologias considerando as seguintes palavras-chave: “TIC’s e ensino remoto” e “TIC’s e língua escrita” a partir de plataformas de pesquisa científica. Bem como os marcos históricos que foram fundamentais para que hoje tivéssemos este espaço importante para o desenvolvimento de diversas esferas da sociedade. Conceituaremos e caracterizaremos as TIC’s e suas contribuições para a sociedade. Toda essa discussão se pautará numa reflexão de seu uso e, consequentemente, de suas contribuições para a formação discente. Através de um estudo de revisão bibliográfica e alinhado a reflexões desenvolvidas por Antunes (2008), Bauman (2010), Cury & Copabianco (2011), Kenski (2007), entre outros teóricos que nos auxiliam na condução da investigação. Compreende-se que a ascensão da tecnologia proporciona grandes inovações para vida social, para as relações sociais e educacionais; sendo este último produto primordial do nosso estudo, cujo dado reflete em benefícios para a vida e a educação, assim, reconhecemos a importante função da tecnologia como terreno fértil para o desenvolvimento de uma nova produção linguística que seja didática e que cumpra a finalidade comunicativa. Desse modo, inserimo-nos como consumidores desta tecnologia e educadores em processo de reinvenção didática, pedagógica, metodológica e comunicativa.
Descrição:
ARAÚJO, J. L. S. de. A interferência das TIC's na produção escrita: reflexões teórico-metodológicas para o ensino de português. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.