UEPB - Repositório Digital

A interferência das TIC's na produção escrita: reflexões teórico-metodológicas para o ensino de português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, José Lucas Silva de
dc.date.accessioned 2021-06-16T00:26:28Z
dc.date.available 2021-06-16T00:26:28Z
dc.date.issued 2021-05-22
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23826
dc.description ARAÚJO, J. L. S. de. A interferência das TIC's na produção escrita: reflexões teórico-metodológicas para o ensino de português. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Nossa sociedade é marcada, desde outrora, pela busca e utilização incessante dos meios tecnológicos em suas práticas de trabalho, interação e comunicação. E no contexto de sala de aula esta utilização também se estabelece de forma bastante latente, mas ao mesmo tempo pode apresentar fatores negativos quanto ao rendimento escolar. Com a pesquisa objetivamos investigar as produções bibliográficas voltadas aos contextos das tecnologias considerando as seguintes palavras-chave: “TIC’s e ensino remoto” e “TIC’s e língua escrita” a partir de plataformas de pesquisa científica. Bem como os marcos históricos que foram fundamentais para que hoje tivéssemos este espaço importante para o desenvolvimento de diversas esferas da sociedade. Conceituaremos e caracterizaremos as TIC’s e suas contribuições para a sociedade. Toda essa discussão se pautará numa reflexão de seu uso e, consequentemente, de suas contribuições para a formação discente. Através de um estudo de revisão bibliográfica e alinhado a reflexões desenvolvidas por Antunes (2008), Bauman (2010), Cury & Copabianco (2011), Kenski (2007), entre outros teóricos que nos auxiliam na condução da investigação. Compreende-se que a ascensão da tecnologia proporciona grandes inovações para vida social, para as relações sociais e educacionais; sendo este último produto primordial do nosso estudo, cujo dado reflete em benefícios para a vida e a educação, assim, reconhecemos a importante função da tecnologia como terreno fértil para o desenvolvimento de uma nova produção linguística que seja didática e que cumpra a finalidade comunicativa. Desse modo, inserimo-nos como consumidores desta tecnologia e educadores em processo de reinvenção didática, pedagógica, metodológica e comunicativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Enino/aprendizagem pt_BR
dc.title A interferência das TIC's na produção escrita: reflexões teórico-metodológicas para o ensino de português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta