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A formação de professores do atendimento Educacional Especializado: Desafios enfrentados nas escolas urbanas de Alagoa Nova - PB

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dc.contributor.author Santos, Crisóstomo Antônio dos
dc.date.accessioned 2021-06-17T10:33:18Z
dc.date.available 2021-06-17T10:33:18Z
dc.date.issued 2021-04-29
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23866
dc.description SANTOS, C. A. dos. A formação de professores do atendimento Educacional Especializado: Desafios enfrentados nas escolas urbanas de Alagoa Nova - PB. 2021. 22f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva inclusiva). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo, intitulado “A formação de professores do Atendimento Educacional Especializado: Desafios enfrentados nas escolas urbanas de Alagoa Nova - PB” tem como objetivo principal analisar a formação dos docentes que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF), com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Escolas Municipais urbanas de Alagoa Nova-PB. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa visto que é abordagem que melhor atende à natureza da questão aqui levantada. O instrumento metodológico foi um questionário aberto composto de cinco perguntas tendo como sujeitos participantes do presente estudo os professores que atendem nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados indicam que esses docentes não se sentem preparados para atenderem ao público alvo do Atendimento Educacional Especializado apenas com a formação inicial da graduação. Portanto faz-se necessário ir em busca de formação continuada para assim realizar um trabalho de qualidade. Apesar das pesquisas já existentes acerca do assunto abordado nesta investigação observou-se ser pertinente pesquisar sobre a formação desses profissionais que atuam com pessoas com deficiências bem como perceber quais os desafios enfrentados em seu dia a dia. Nesse sentido, se faz necessário destacar o quanto esses professores exercem um papel de primordial importância no desenvolvimento desse sujeito com deficiência que recebe suporte no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Em virtude da falta de (re)conhecimento de docentes das salas comuns, os professores que atuam no AEE passam por um processo de exclusão e desvalorização de seu trabalho, no entanto, é bastante perceptivo que o resultado esperado no final do processo de ensino e aprendizagem dependerá da parceria feita entre esses profissionais da sala comum com os da sala do AEE, bem como a ajuda da família e da equipe da saúde. Para abordarmos a problemática aqui delimitada, utilizamos a pesquisa qualitativa, que se configurou através de um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados questionários abertos. Cinco professores constituíram os sujeitos da pesquisa. Para realização deste estudo buscamos suporte teórico nos autores: Rozek, (2010), Brasil (2008), Fernandez (1998), Carneiro (2009), Brasil (2010), dentre outros. A partir dos dados coletados, observamos que mesmo as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) estando em funcionamento com professores qualificados, há muito a se fazer em relação formação continuada e valorização destes profissionais para que o AEE cumpra completamente seus objetivos. Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores. AEE pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ruth B. Araújo Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado-AEE pt_BR
dc.title A formação de professores do atendimento Educacional Especializado: Desafios enfrentados nas escolas urbanas de Alagoa Nova - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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