Resumo:
A presente pesquisa objetiva promover o ensino de língua inglesa (LI), expressando uma proposta
de intervenção acerca do ensino através do uso de linguagens audiovisuais no ensino de (LI). Desta
forma, usamos dois contos de Edgar Allan Poe, O gato preto (1843) e O barril de Amontillado
(1846), que serão mediados através do diálogo intertextual e intercultural com a minissérie
brasileira Contos do Edgar (2013). Essa adaptação audiovisual trata das temáticas da obra poeana
diante de um contexto “abrasileirado”, aspecto que contribui positivamente para as discussões
propostas nesta pesquisa com foco no ensino. Nesse sentido, oferecemos um modelo de sequência
didática a partir dos pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004). Também usamos embasamento
teórico provindo dos estudos de Robert Stam (1992, 2006 e 2018) e Linda Hutcheon (2013), para
tratar da adaptação, no tocante ao ensino e/de literatura evocamos contribuições de Napolitano
(2019), Cosson (2019) e Citelli (2014). Por fim, também traremos discussões sobre as temáticas da
narrativa de Poe, bem como uma discussão teórica sobre suas produções contísticas.
Descrição:
CALIXTO, W. K. N. Poe na literatura, no cinema e na sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de LI a partir da adaptação audiovisual. 2021. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.