Resumo:
Compreende-se o estágio como o lugar de reflexões sobre o fazer docente (PIMENTA e LIMA, 2012) e espaço para discussões entre aqueles que o vivenciam (estagiários, professores das escolas e alunos do ensino básico). Neste sentido, este artigo objetivou analisar as percepções de estagiários (as) de Letras sobre o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa: suas problemáticas e suas contribuições para a formação inicial de professores (as). Para isto, A pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos de Almeida e Pimenta (2014), Pimenta e Lima (2012), Morin (2000), Tardiff (2002), Brezinsky (2002), Buriolla (2011), Barreiro e Gebran (2006). Metodologicamente, amparou-se em uma pesquisa de campo, exploratória – quanti-qualitativa. Esta teve como sujeitos, 10 alunos do curso de Licenciatura em Letras do CH/UEPB. Sendo assim, os resultados evidenciaram a precariedade da realização do componente curricular, nos cursos de formação, de modo geral e, com algumas particularidades, no curso de Letras da UEPB Campus III (campo de atuação restrito, problemas de transporte, incertezas sobre a relevância do estágio para a formação profissional). Concluiu-se, portanto, que entre questões gerais e particulares, há a necessidade de reinventar o estágio e ampliar suas possibilidades.
Descrição:
SILVA, M. O. O estágio e a formação de professores(as) de língua portuguesa: a percepção de licenciados(as) do curso de Letras da UEPB. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.