UEPB - Repositório Digital

O estágio e a formação de professores(as) de língua portuguesa: a percepção de licenciados(as) do curso de Letras da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Márcia Oliveira
dc.date.accessioned 2021-06-19T15:45:09Z
dc.date.available 2021-06-19T15:45:09Z
dc.date.issued 2020-12-16
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23892
dc.description SILVA, M. O. O estágio e a formação de professores(as) de língua portuguesa: a percepção de licenciados(as) do curso de Letras da UEPB. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Compreende-se o estágio como o lugar de reflexões sobre o fazer docente (PIMENTA e LIMA, 2012) e espaço para discussões entre aqueles que o vivenciam (estagiários, professores das escolas e alunos do ensino básico). Neste sentido, este artigo objetivou analisar as percepções de estagiários (as) de Letras sobre o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa: suas problemáticas e suas contribuições para a formação inicial de professores (as). Para isto, A pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos de Almeida e Pimenta (2014), Pimenta e Lima (2012), Morin (2000), Tardiff (2002), Brezinsky (2002), Buriolla (2011), Barreiro e Gebran (2006). Metodologicamente, amparou-se em uma pesquisa de campo, exploratória – quanti-qualitativa. Esta teve como sujeitos, 10 alunos do curso de Licenciatura em Letras do CH/UEPB. Sendo assim, os resultados evidenciaram a precariedade da realização do componente curricular, nos cursos de formação, de modo geral e, com algumas particularidades, no curso de Letras da UEPB Campus III (campo de atuação restrito, problemas de transporte, incertezas sobre a relevância do estágio para a formação profissional). Concluiu-se, portanto, que entre questões gerais e particulares, há a necessidade de reinventar o estágio e ampliar suas possibilidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estagiários de Letras pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title O estágio e a formação de professores(as) de língua portuguesa: a percepção de licenciados(as) do curso de Letras da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta