UEPB - Repositório Digital

A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física no Brasil: uma revisão integrativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Aracely Martins dos
dc.date.accessioned 2021-06-24T20:27:22Z
dc.date.available 2021-06-24T20:27:22Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.issn CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23926
dc.description SANTOS, Aracely Martins dos. A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física no Brasil: uma revisão integrativa. 2020. 28f.Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A interdisciplinaridade surge como uma grande estratégia para o ensino que integra-se com outras áreas específicas com o propósito de promover uma interação entre o aluno, professor e cotidiano, de modo a estreitar as relações entre teoria e prática pedagógica, inovando, ou seja, experimentando novos modelos, estratégias, metodologias e conteúdos, para que assim siga contribuindo para a formação de crianças e jovens de forma integral. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da interdisciplinaridade no conhecimento escolar e identificar possíveis estratégias para o desenvolvimento da Educação Física na escola por meio de uma revisão integrativa. Realizou-se uma busca integrativa por estudos em periódicos indexados nas bases de dados: SciELO, AGUIA, CAPES e GOOGLE ACADÊMICO no período de 2 meses, entre setembro e novembro de 2020. Foram utilizados os descritores “Educação Física Escolar” e “Interdisciplinar”. As informações mais relevantes como amostras, objetivos, desenho do estudo e conclusão, foram sumarizadas numa tabela e a análise dos resultados ocorreu após a seleção dos artigos que contemplassem o tema. Ao final deste estudo e com base nos textos apresentados, é possível compreender que o trabalho interdisciplinar além de gerar agilidade e boa resolutividade dos casos, gera também uma mudança do olhar fragmentado para o olhar na perspectiva do ser, que embora as vezes falte uma discussão mais aprofundada e dificuldade de transpor o conhecimento teórico para a prática, engajamento dos docentes para que ocorra essa prática, é fundamental fazê-la acontecer. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title A interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física no Brasil: uma revisão integrativa pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta