UEPB - Repositório Digital

Um estudo sobre o insucesso na disciplina de cálculo diferencial e integral sob a visão dos alunos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Veríssimo, Manuella Ferreira
dc.date.accessioned 2021-06-24T21:30:57Z
dc.date.available 2021-06-24T21:30:57Z
dc.date.issued 2020-12-02
dc.identifier.other CDD 515.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23938
dc.description VERÍSSIMO, Manuella Ferreira. Um estudo sobre o insucesso na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral sob a visão dos alunos. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Interessando-se pelos altos índices de reprovação e desistência na disciplina de Calculo Diferencial e Integral nos cursos de exatas da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I, a então pesquisa tem como objetivo analisar e entender quais fatores promove o fracasso dos alunos na disciplina. Para a exação dos dados utilizamos questionário semiaberto elaborado no Google Forms, com a finalidade de investigar suas maiores dificuldades na disciplina, bem como suas opiniões sobre o método de ensino tradicional de Cálculo Diferencial e Integral e como a situação poderia ser modificada de forma satisfatória. Com base no levantamento de dados, através de uma análise qualitativa, evidenciamos as principais dificuldades dos alunos no decorrer do estudo. Por conseguinte, dentre todas as causas encontradas a análise se direcionou para a metodologia tradicional utilizada pelos professores e para ausência de conhecimento matemático dos alunos vinda do ensino básico como as principais causas de reprovação e desistência na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Logo, percebemos que os métodos tradicionais do ensino de Cálculo e a falta de conhecimento matemático dos alunos que adentram na universidade são os principais contribuintes para o fracasso dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Kátia Suzana Medeiros Graciano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cálculo Diferencial e Integral pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldades no ensino pt_BR
dc.title Um estudo sobre o insucesso na disciplina de cálculo diferencial e integral sob a visão dos alunos. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta