Resumo:
Esta monografia analisa sobre como as religiões Afro-brasileiras são apresentadas e representadas no Ensino Fundamental I. É indiscutível o quanto a sociedade na qual estamos inseridos é intolerante com essas religiões; tema de extrema importância a ser abordado, principalmente no ambiente escolar, lugar de inúmeras diversidades que se torna propício para trabalhá-la, sendo viável que tal discussão se inicie na base da formação do indivíduo. Tem como objetivo analisar as diversas possibilidades de apresentar a religiosidade afro-brasileira aos discentes como parte integrante da identidade cultural de um povo. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e dialogamos com alguns pesquisadores/as, a exemplo de: ARAÚJO (2016), BAKKE (2011) MUNANGA (2009), SILVA e CARVALHO (2018), dentre outros/as. Concluímos que é possível apresentar o candomblé no Ensino Fundamental I e que a religiosidade merece respeito assim como as demais religiões, pois aprender sobre ela na escola é uma oportunidade para se romper barreiras que tem levado os discentes a presenciar e sofrer racismo e intolerância religiosa.
Descrição:
SANTOS, M. L. F. dos. As religiões afro-brasileiras no Ensino Fundamental I. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnica Racial Na educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.