Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23975
Título: As religiões afro-brasileiras no Ensino Fundamental I
Autor(es): Santos, Maria Liliane Ferreira dos
Palavras-chave: Religiosidade
Orixás
Ensino Fundamental I
Diversidade
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Esta monografia analisa sobre como as religiões Afro-brasileiras são apresentadas e representadas no Ensino Fundamental I. É indiscutível o quanto a sociedade na qual estamos inseridos é intolerante com essas religiões; tema de extrema importância a ser abordado, principalmente no ambiente escolar, lugar de inúmeras diversidades que se torna propício para trabalhá-la, sendo viável que tal discussão se inicie na base da formação do indivíduo. Tem como objetivo analisar as diversas possibilidades de apresentar a religiosidade afro-brasileira aos discentes como parte integrante da identidade cultural de um povo. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e dialogamos com alguns pesquisadores/as, a exemplo de: ARAÚJO (2016), BAKKE (2011) MUNANGA (2009), SILVA e CARVALHO (2018), dentre outros/as. Concluímos que é possível apresentar o candomblé no Ensino Fundamental I e que a religiosidade merece respeito assim como as demais religiões, pois aprender sobre ela na escola é uma oportunidade para se romper barreiras que tem levado os discentes a presenciar e sofrer racismo e intolerância religiosa.
Descrição: SANTOS, M. L. F. dos. As religiões afro-brasileiras no Ensino Fundamental I. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnica Racial Na educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23975
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Liliane Ferreira dos SantosPDF - Maria Liliane Ferreira dos Santos860.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito85.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.