Resumo:
Este artigo tem como objetivo investigar as representações do agir docente. Nesse sentido,
procuramos neste artigo, que se insere no campo da Linguística Aplicada, analisar as
representações do trabalho do professor reveladas nos textos produzidos em situações de sala
de aula. Utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista. O
corpus é composto por um relato reflexivo produzido por uma professora de sala
multisseriada da rede municipal do município de Sertãozinho/PB. Quanto aos referenciais
teóricos, embasamos nossa análise nos pressupostos teóricos e metodológicos do
Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e nos aportes das Ciências do Trabalho e da Clínica de
Atividade (BRONCKART, 1999; 2004; CLOT, 1999; 2001). A partir da análise do relato
reflexivo, é possível perceber indícios das representações desta professora sobre seu trabalho
real, realizado e prescrito. Esperamos que os resultados desta investigação contribuam com as
pesquisas e discussões sobre o fazer docente
Descrição:
SOUZA, M. G. de. Entre o trabalho prescrito e o realizado: relato reflexivo de uma professora em sala multisseriada. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.