Resumo:
Considerando as demandas da educação na pós-modernidade, nota-se a necessidade em transformar o modelo educacional. O aprendizado que por muito tempo era apenas adquirido pela interação professor-aluno na sala de aula, pode ser obtido nos mais diversos espaços de interação e interatividade por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O conceito de Web foi ampliado e as novas formas de interação, especialmente as redes sociais proporcionaram um espaço onde os jovens compartilham, debatem, interagem e criam novos conteúdos incentivando um ambiente multimodal possibilitado pela internet. Assim, diante desse contexto tecnológico e interativo, percebemos que as redes sociais podem também ser ferramentas no aprendizado e aperfeiçoamento dos alunos de língua inglesa. Por isso, esse trabalho tem como objetivo apresentar experiências do processo de ensino-aprendizagem de LI (Língua Inglesa) através de experiências em espaços virtuais realizadas por meio das plataformas Edmodo e Discord vivenciadas pelas turmas de 4° e 5° períodos do curso de letras licenciatura em língua inglesa localizado no Campus III da UEPB. A metodologia utilizada neste projeto é do tipo descritiva e exploratória, por meio de uma abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido a partir de autores como Figueiredo (2019), Gomes (2016), Franco (2013) dentre outros autores que favoreceram a pesquisa com hipóteses sobre a aquisição de língua inglesa, Krashen (1981) e o ensino de línguas por meio das tecnologias como Warschauer (1996).
Descrição:
ANDRADE, C. S. Relato de experiência: o aprendizado da língua inglesa através de plataformas virtuais no ensino superior. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.