Resumo:
Esse trabalho é resultado da análise realizada sobre a representatividade da criança
negra nas histórias em quadrinhos nacionais, tendo como ponto de observação a
biografia ficcional da personagem Milena criada por Maurício de Sousa no ano de
2017, e presente nas histórias atuais da Turma da Mônica. Esse estudo propõe uma
abordagem em torno do protagonismo feminino negro, considerando que Milena é a
primeira representação do gênero feminino e negra entre os quadrinhos do
desenhista o qual se manteve indiferente as questões do combate ao racismo em
suas narrativas. É preciso debatermos nesse estudo a problemática da ausência da
história da civilização africana no currículo, fato que provocou a anulação da
identidade negra do povo brasileiro durante muitos anos e contribuiu para que a
situação perdurasse por um longo prazo causando essa indiferença em grande parte
da população. Nessa medida, temos a pretensão de utilizarmos elementos
afrodescendentes da personagem Milena e seu o protagonismo no trabalho com a
Educação Infantil, como contribuição para a afirmação identitária das crianças, e
desta forma atender as demandas propostas na Lei 10.639/03 na Educação Básica,
e assim, promovermos discussões das questões étnico-raciais envolvendo os alunos
de forma lúdica e agradável com os recursos presentes na linguagem da história em
quadrinhos.
Descrição:
SILVA, C. L. S. A representatividade da criança negra em Milena da turma da Mônica. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.