Resumo:
O presente estudo objetiva-se analisar as práticas pedagógicas remotas de
professores em uma escola quilombola com foco nas vivências. A pesquisa
procurou investigar como se deu as práticas pedagógicas remotas de uma
escola quilombola frente ao uso da tecnologia. Para tanto, apoiamo-nos
teoricamente nas ponderações de Carril (2017), Silva (2017); Paschoal e
Machado (2009); Dornelles (2011); Gonçalves e Brito (2020); Trindade (2010);
Santana (2010); cujas pesquisas nos permitem concluir: trabalhos neste
sentido devem ser ampliados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa
qualitativa, realizada em uma escola quilombola do município de Alagoa
Grande- Paraíba. O público alvo foram os professores, com foco especial a
professora da educação infantil. Para coleta dos dados foi utilizado um
questionário online do tipo Google Forms estruturado com questões abertas e
fechadas com vista a traçar o perfil dos professores e sondar suas concepções
sobre o objeto em estudo. Como resultados constatamos que é possível o
desenvolvimento do fazer pedagógico de uma professora da educação infantil
durante as suas práticas pedagógicas remotas usando as tecnologias. Logo,
as questões étnicos-raciais foram trabalhadas pela professora da educação
infantil na escola quilombola desenvolvendo os sentimentos de pertencimento e
reconhecimento da sua identidade quilombola. Este estudo suscita novas
investigações sobre o tema abordado e reforça a importância da tecnologia no
processo ensino e aprendizagem.
Descrição:
SILVA, G. P. da R. Tecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PB. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.