UEPB - Repositório Digital

Tecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Gerlane Pereira da Rocha
dc.date.accessioned 2021-07-16T17:27:15Z
dc.date.available 2021-07-16T17:27:15Z
dc.date.issued 2021-06-30
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24066
dc.description SILVA, G. P. da R. Tecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PB. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetiva-se analisar as práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola com foco nas vivências. A pesquisa procurou investigar como se deu as práticas pedagógicas remotas de uma escola quilombola frente ao uso da tecnologia. Para tanto, apoiamo-nos teoricamente nas ponderações de Carril (2017), Silva (2017); Paschoal e Machado (2009); Dornelles (2011); Gonçalves e Brito (2020); Trindade (2010); Santana (2010); cujas pesquisas nos permitem concluir: trabalhos neste sentido devem ser ampliados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola quilombola do município de Alagoa Grande- Paraíba. O público alvo foram os professores, com foco especial a professora da educação infantil. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário online do tipo Google Forms estruturado com questões abertas e fechadas com vista a traçar o perfil dos professores e sondar suas concepções sobre o objeto em estudo. Como resultados constatamos que é possível o desenvolvimento do fazer pedagógico de uma professora da educação infantil durante as suas práticas pedagógicas remotas usando as tecnologias. Logo, as questões étnicos-raciais foram trabalhadas pela professora da educação infantil na escola quilombola desenvolvendo os sentimentos de pertencimento e reconhecimento da sua identidade quilombola. Este estudo suscita novas investigações sobre o tema abordado e reforça a importância da tecnologia no processo ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Julio César Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Tecnologia em aulas remotas pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Escola quilombola pt_BR
dc.title Tecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta