Resumo:
A elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) da especialização em
Educação Étnico racial na Educação Infantil tem por objetivo central realizar
uma análise critico-reflexiva do livro ―O cabelo de Lelê‖ de autoria de Valeria
Belém e ilustrações de Adriana Mendonça, buscando compreender de que
maneira a Literatura Infantil contribui na formação da identidade da criança
negra a partir da representatividade da personagem negra nas histórias infantis
para a primeira infância. Buscando refletir sobre a importância da
representatividade na Literatura infantil para a criança negra com mediação
docente no processo educacional. Assim sendo, a pesquisa foi realizada a
partir de uma abordagem qualitativa, pois está debruçada sobre questões que
não podem simplesmente ser mensurada, para tanto, foi adotado o tipo
bibliográfico exploratório, com a finalidade de compreender de que maneira a
Literatura Infantil contribui na formação da identidade da criança negra a partir
da representatividade da personagem negra nas histórias infantis para a
primeira infância. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias
de Dionizio (2010), Munanga (2011), Gomes (2012) dentre outros, que
colaboraram para a conclusão que desde cedo à criança convive com
preconceitos, racismo e que o uso da Literatura infantil em sala, pode auxiliar
na construção de sua identidade e desconstrução dos estereótipos produzidos
pelas pessoas.
Descrição:
SALES, J. R. R. A representatividade negra nos livros de literatura infantil: O cabelo de Lelê. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.