Resumo:
Neste trabalho analisamos as concepções das professoras da Educação Infantil sobre as religiões afro-brasileiras e as implicações na sua prática docente desenvolvida na Creche Municipal de Riachão do Poço-PB. Como metodologia aplicou-se um questionário semiestruturado a seis professoras que receberam via e-mail, responderam e retornaram. Além do questionário analisamos algumas fontes oficiais produzidas pelo Ministério da Educação, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, O Plano Nacional de Aplicação de tais diretrizes, entre outros. Para fundamentar a analise e discussão dos dados dialogamos com alguns pesquisadores e pesquisadoras, entre eles e elas Carvalho e Silva (2018), Mota (2016) e Gomes (2008). A análise dos questionários apontou a necessidade de as professoras aprofundarem conhecimento sobre religiões afro-brasileiras, uma vez que o preconceito religioso é recorrente entre elas, o que decorre de elas nas suas práticas quando o assunto é religião colocarem em evidência a sua concepção religiosa. Concluímos que é necessária a gestão da rede municipal de ensino de Riachão do Poço-PB possibilitar aos docentes, mas, sobretudo, às professoras que lidam com educação infantil na creche, formação continuada e apoio pedagógico, de modo que possam trabalhar, conforme as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei 10.639/2003. Assim compreenderão que os conteúdos sobre religião não devem ser limitados à sua concepção religiosa, mas contemplar a diversidade existente no Brasil e na comunidade onde escola e estudantes estão inseridos.
Descrição:
SILVA. M. J. de F. As concepções de docentes na educação infantil sobre religiões afro-brasileiras e as implicações no ensino: um estudo de caso na creche de Riachão do Poço-PB. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.