dc.contributor.author |
Silva, Maria Jeane de França |
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dc.date.accessioned |
2021-07-22T16:13:31Z |
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dc.date.available |
2021-07-22T16:13:31Z |
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dc.date.issued |
2021-06-14 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24112 |
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dc.description |
SILVA. M. J. de F. As concepções de docentes na educação infantil sobre religiões afro-brasileiras e as implicações no ensino: um estudo de caso na creche de Riachão do Poço-PB. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho analisamos as concepções das professoras da Educação Infantil sobre as religiões afro-brasileiras e as implicações na sua prática docente desenvolvida na Creche Municipal de Riachão do Poço-PB. Como metodologia aplicou-se um questionário semiestruturado a seis professoras que receberam via e-mail, responderam e retornaram. Além do questionário analisamos algumas fontes oficiais produzidas pelo Ministério da Educação, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, O Plano Nacional de Aplicação de tais diretrizes, entre outros. Para fundamentar a analise e discussão dos dados dialogamos com alguns pesquisadores e pesquisadoras, entre eles e elas Carvalho e Silva (2018), Mota (2016) e Gomes (2008). A análise dos questionários apontou a necessidade de as professoras aprofundarem conhecimento sobre religiões afro-brasileiras, uma vez que o preconceito religioso é recorrente entre elas, o que decorre de elas nas suas práticas quando o assunto é religião colocarem em evidência a sua concepção religiosa. Concluímos que é necessária a gestão da rede municipal de ensino de Riachão do Poço-PB possibilitar aos docentes, mas, sobretudo, às professoras que lidam com educação infantil na creche, formação continuada e apoio pedagógico, de modo que possam trabalhar, conforme as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei 10.639/2003. Assim compreenderão que os conteúdos sobre religião não devem ser limitados à sua concepção religiosa, mas contemplar a diversidade existente no Brasil e na comunidade onde escola e estudantes estão inseridos. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Waldeci Ferreira Chagas |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação infantil |
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dc.subject |
Lei 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Religiões afro-brasileiras |
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dc.title |
As concepções de docentes na educação infantil sobre religiões afro-brasileiras e as implicações no ensino: um estudo de caso na creche de Riachão do Poço-PB |
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dc.type |
Other |
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