Resumo:
Em 2003 foi sancionada a Lei nº 10.539 que estabelece a obrigatoriedade do ensino
da “História e da Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial de todo o país, esse fato
destaca-se como uma vitória do movimento negro que sempre buscou seus direitos e
reconhecimento no contexto da educação. O objetivo geral deste trabalho é analisar
como estão sendo desenvolvidas as práticas de leitura na sala de aula, com livros
infantis que abordem a temática da cultura negra. Dentre as propostas desta lei,
destacamos o enfoque sobre a questão da literatura negra dentro do processo
educacional. Neste estudo foram utilizadas literaturas de diversos autores, como
Weber (1974), Abramovich (1995), Munanga (2006), Karnal (2007), Almeida (2019),
dentre outros. Para elucidar os questionamentos propostos, a pesquisa teve um
caráter qualitativo com utilização de entrevistas e os apontamentos de Bardin (2011)
no tratamento dos dados obtidos. Foi identificado que a escola é um lugar que
promove formas de preconceito, porém, também é nela que se deve combatê-las.
Diante desse fato, tem-se nos professores e professoras os agentes essenciais para
uma transformação tão necessária, com isso, ressaltamos que a educação deve
prover os meios e os instrumentos para que os profissionais combatam essas formas
de discriminação, ainda foi percebido que, a literatura infantil tem uma grande
importância nesse processo.
Descrição:
MALAQUIAS, R. A. M. A. Práticas de leitura étnico-racial na escola pública: um olhar sobre as aulas no ensino fundamental. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021