UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura étnico-racial na escola pública: um olhar sobre as aulas no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Malaquias, Romana Ana Maria Andrade
dc.date.accessioned 2021-07-26T16:43:05Z
dc.date.available 2021-07-26T16:43:05Z
dc.date.issued 2021-06-22
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24141
dc.description MALAQUIAS, R. A. M. A. Práticas de leitura étnico-racial na escola pública: um olhar sobre as aulas no ensino fundamental. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021 pt_BR
dc.description.abstract Em 2003 foi sancionada a Lei nº 10.539 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da “História e da Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial de todo o país, esse fato destaca-se como uma vitória do movimento negro que sempre buscou seus direitos e reconhecimento no contexto da educação. O objetivo geral deste trabalho é analisar como estão sendo desenvolvidas as práticas de leitura na sala de aula, com livros infantis que abordem a temática da cultura negra. Dentre as propostas desta lei, destacamos o enfoque sobre a questão da literatura negra dentro do processo educacional. Neste estudo foram utilizadas literaturas de diversos autores, como Weber (1974), Abramovich (1995), Munanga (2006), Karnal (2007), Almeida (2019), dentre outros. Para elucidar os questionamentos propostos, a pesquisa teve um caráter qualitativo com utilização de entrevistas e os apontamentos de Bardin (2011) no tratamento dos dados obtidos. Foi identificado que a escola é um lugar que promove formas de preconceito, porém, também é nela que se deve combatê-las. Diante desse fato, tem-se nos professores e professoras os agentes essenciais para uma transformação tão necessária, com isso, ressaltamos que a educação deve prover os meios e os instrumentos para que os profissionais combatam essas formas de discriminação, ainda foi percebido que, a literatura infantil tem uma grande importância nesse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Leitura étnico-racial pt_BR
dc.subject Cultura negra pt_BR
dc.title Práticas de leitura étnico-racial na escola pública: um olhar sobre as aulas no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta