Resumo:
O problema dessa investigação se configurou através da seguinte questão: como trabalhar a arte de contar histórias étnico-raciais na Educação Infantil? De maneira que possa contribuir para a valorização da criança negra no espaço escolar, dentro de uma perspectiva da desconstrução de estereótipos negativos, preconceitos e do racismo através dessas histórias. Para tanto, trabalhamos com os estudos sobre a literatura infantil, contação de histórias na perspectiva da educação étnico-racial. No tocante à fundamentação teórica, buscamos o apoio dos seguintes autores e autoras: Abromovich (1991); BNCC (2017); Cagnti (1996); Carvalho (2016); Coelho (1999); Gomes (2005); Gomes (2009); Kaercher (2001); Lajolo e Zilberman (2007); Lobo (2007), Oliveira (2007); Ramos, Campos e Freitas (2012); RCNEI (1999); Tahan (1966); Villard (1997). A pesquisa foi de natureza qualitativa com aplicação de uma sequência didática de atividades para alunos de uma sala de Pré II de forma remota. Como resultado desta pesquisa ficou claro as contribuições do trabalho da contação de histórias étnico-raciais e assim proporcionou a valorização da criança negra no espaço escolar. Logo, esta pesquisa oportunizou uma reflexão aos professores de que é possível a prática da Contação de Histórias Étnico Raciais na Educação Infantil com personagens negras. Com isso, habilitou as condições necessárias para o exercício de uma prática educativa capaz de produzir valorização, reconhecimento das crianças negras através das histórias étnico-raciais pelo exercício da cidadania.
Descrição:
CAVALCANTE, M. de L. A. A arte de contar histórias étnico-raciais na educação infantil: uma proposta metodológica para contação de histórias com personagens negras. 2021. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.