UEPB - Repositório Digital

A arte de contar histórias étnico-raciais na educação infantil: uma proposta metodológica para contação de histórias com personagens negras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Maria de Lourdes Aires
dc.date.accessioned 2021-08-02T23:29:42Z
dc.date.available 2021-08-02T23:29:42Z
dc.date.issued 2021-06-10
dc.identifier.other CDD 591
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24168
dc.description CAVALCANTE, M. de L. A. A arte de contar histórias étnico-raciais na educação infantil: uma proposta metodológica para contação de histórias com personagens negras. 2021. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O problema dessa investigação se configurou através da seguinte questão: como trabalhar a arte de contar histórias étnico-raciais na Educação Infantil? De maneira que possa contribuir para a valorização da criança negra no espaço escolar, dentro de uma perspectiva da desconstrução de estereótipos negativos, preconceitos e do racismo através dessas histórias. Para tanto, trabalhamos com os estudos sobre a literatura infantil, contação de histórias na perspectiva da educação étnico-racial. No tocante à fundamentação teórica, buscamos o apoio dos seguintes autores e autoras: Abromovich (1991); BNCC (2017); Cagnti (1996); Carvalho (2016); Coelho (1999); Gomes (2005); Gomes (2009); Kaercher (2001); Lajolo e Zilberman (2007); Lobo (2007), Oliveira (2007); Ramos, Campos e Freitas (2012); RCNEI (1999); Tahan (1966); Villard (1997). A pesquisa foi de natureza qualitativa com aplicação de uma sequência didática de atividades para alunos de uma sala de Pré II de forma remota. Como resultado desta pesquisa ficou claro as contribuições do trabalho da contação de histórias étnico-raciais e assim proporcionou a valorização da criança negra no espaço escolar. Logo, esta pesquisa oportunizou uma reflexão aos professores de que é possível a prática da Contação de Histórias Étnico Raciais na Educação Infantil com personagens negras. Com isso, habilitou as condições necessárias para o exercício de uma prática educativa capaz de produzir valorização, reconhecimento das crianças negras através das histórias étnico-raciais pelo exercício da cidadania. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Felipe Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Étnico-raciais pt_BR
dc.title A arte de contar histórias étnico-raciais na educação infantil: uma proposta metodológica para contação de histórias com personagens negras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta